AR Tecnomyl (Grupo Sarabia)

Um desafio de realidade aumentada que propõe a interação do consumidor com a Tecnomyl

O DESAFIO

O desafio proposto no desenvolvimento desse projeto foi criar um aplicativo de realidade aumentada para transmitir ao consumidor as ações da empresa Tecnomyl. O objetivo era permitir que os clientes interagissem com a realidade aumentada ao apontar a câmera do seu dispositivo para a embalagem de um produto Tecnomyl, onde poderiam receber informações sobre a empresa, o meio ambiente e o uso correto do produto.
O desafio adicional era incluir a quantidade de etiquetas solicitadas pelo cliente, que eram mais de 400, enquanto a aplicação AR só suportava o cadastro de 60 etiquetas.

O PROCESSO

Para interagir com a realidade aumentada, o usuário deveria apontar a câmera do seu dispositivo para a embalagem de um produto Tecnomyl, onde poderia ver a planta da empresa em 3D e interagir com um personagem posicionado na entrada da empresa. O personagem forneceria um item simbolizando o mapa da empresa, que o usuário poderia utilizar para posicionar a planta da empresa em 3D em uma superfície plana.

Ao interagir novamente com o personagem, o usuário poderia entrar na empresa e assistir a apresentações animadas sobre a preocupação e ações da empresa com o meio ambiente, a mistura correta para utilização do produto e o manejo integrado de pragas e enfermidades.

Um dos principais desafios do projeto foi incluir a grande quantidade de etiquetas solicitada pelo cliente, que eram mais de 400. Para contornar esse desafio, propôs-se a inclusão de uma imagem chave em todas as embalagens, que poderia ser identificada pela tecnologia AR e acionar as informações no aplicativo. Dessa forma, evitou-se a necessidade de cadastrar individualmente cada uma das etiquetas.

Outro desafio foi garantir o bom desempenho da aplicação com a inclusão de uma grande quantidade de informações em realidade aumentada. Para contornar esse desafio, foram utilizadas técnicas de otimização para melhorar a performance do aplicativo, garantindo uma boa experiência do usuário.

O ecossistema utilizado no projeto foi composto pela Unity como plataforma de desenvolvimento, Android e iOS como sistemas para reprodução da aplicação em dispositivos móveis.

As tecnologias utilizadas foram a Unity para desenvolvimento da programação e estrutura do projeto, além de utilização de Realidade Aumentada (AR), que é uma tecnologia que combina elementos virtuais com o mundo real para criar uma experiência interativa.

Os profissionais que trabalharam no projeto foram:

  • Designers: responsáveis pela criação das artes que aparecerão na realidade aumentada UI.
  • Modelador 3D: responsável pelo modelamento dos objetos e elementos 3D que aparecerão na aplicação em realidade aumentada.
  • Animador: responsável pela animação dos objetos e elementos 3D.
  • Sound Designer: responsável pela criação dos efeitos sonoros e trilha sonora da aplicação.
  • Desenvolvedor Unity: responsável pela criação dos códigos e desenvolvimento da aplicação em Unity.

Para o cadastro das etiquetas dos produtos do cliente, foi necessário um trabalho de cadastramento das etiquetas utilizadas pela empresa. Como havia mais de 400 etiquetas e a aplicação suportava apenas o cadastro de 60, foi proposta uma solução de incluir uma imagem chave em todas as embalagens, que seria desenvolvida com a identidade visual da empresa e teria os pré-requisitos necessários para a identificação da etiqueta e acionamento das informações no aplicativo. Dessa forma, o problema de cadastrar várias etiquetas foi resolvido.

Mostrar as tecnologias que foram usadas, o ecossistema que foi usado, os tipos de profissionais, pode ser em tópicos.

A SOLUÇÃO

O resultado final foi um aplicativo inovador que proporciona uma experiência interativa para os consumidores da Tecnomyl, além de transmitir as ações da empresa para o meio ambiente e cuidados com a utilização dos produtos. Com o uso da tecnologia AR, o cliente pode se diferenciar dos concorrentes e se aproximar ainda mais do seu público-alvo.

Mais Cases

VR ABB

SmartGlass

VR Nestlé 5G

Rod. Senador José Ermírio de Moraes, 1425 – Castelinho km 1,5 – Alto da Boa Vista Sorocaba/SP CEP 18087-125
(15) 3238.1188 ramal 234

Todos os direitos reservados para IPFacens. 2023 ©