SmartGlass 

Qual foi nosso desafio?

Os colaboradores da Flex Soracaba precisavam conferir manualmente o conteúdo de etiquetas de impressoras para verificar se a etiqueta estava de acordo com a norma padrão do país do produto. Além disso, eles precisam anotar manualmente informações das etiquetas de produtos brasileiros. Esse trabalho manual reduz o tempo de produção e, ainda, é suscetível a erro. Diante disso, o Brain desenvolveu, juntamente com o LIGA, um projeto chamado SmartGlass para a empresa Flex para automatizar essa tarefa por meio de um óculos com câmera fixado em um capacete que é usado pelo colaborador.

A solução que desenvolvemos e como chegamos lá?

Para automatizar a inspeção das etiquetas, o Brain desenvolveu um algoritmo de detecção de objetos que consegue localizar a etiqueta do produto capturada por imagem. Também foi desenvolvido um algoritmo capaz de identificar qual é o país por meio das informações obtidas da imagem da etiqueta. Por fim, foi treinado um algoritmo capaz de analisar o posicionamento da etiqueta e demais informações para verificar se ela está de acordo com o padrão esperado, já que etiquetas mal posicionadas ou em desacordo com o padrão usado pela empresa devem ser corrigidas. Por fim, foi usado um sistema de aprendizado de máquina especializado em identificar textos em imagens, mais conhecido pelo acrônimo OCR, para ler as informações da etiqueta, como endereço e número de identificação.

Esse foi o resultado!

O resultado desse projeto foi um sistema funcional que facilitou e acelerou o trabalho dos colaboradores. Com o projeto, basta o colaborar colocar o capacete contendo a câmera. Essa câmera entende comandos dados por voz. Quando o funcionário fica de frente ao produto, basta ele dar um comando de voz para a câmera que a imagem do produto é capturada e o sistema de Inteligência Artificial verifica automaticamente se a etiqueta está de acordo com o padrão esperado, captura todas as informações textuais e, por fim, cadastra no sistema da Flex.

Mais Cases

Prototipagem: Cápsula SOYOUZ

AR Tecnomyl

Prototipagem: Escudos Faciais – Pandemia

Rod. Senador José Ermírio de Moraes, 1425 – Castelinho km 1,5 – Alto da Boa Vista Sorocaba/SP CEP 18087-125
(15) 3238.1188 ramal 234

Todos os direitos reservados para IPFacens. 2023 ©