Instituto de Pesquisa da Facens desenvolve projeto semiautônomo de Mobilidade Urbana para Splice

Picture of Elis Marina Nunes

Elis Marina Nunes

28 de março de 2022

Independentemente do campo, seja engenharia, saúde ou mobilidade urbana, a tecnologia e a inovação são frequentemente utilizadas no desenvolvimento de grandes projetos.

Ferramentas como realidade virtual, simulação de aplicativos e protótipos são extremamente úteis para profissionais envolvidos no processo, permitindo que testem variáveis do projeto antes mesmo de ser colocado em prática.

Com isso em mente, o IP Facens (Instituto de Pesquisa da Facens), por meio do Fab Lab Facens e do CITCC (Centro de Inovação e Tecnologia em Cidade e Construção), criou uma maquete semiautônoma para um projeto de Mobilidade Urbana para o Grupo Splice.

O projeto replica o “Radar e Lombada Splice” e permite que testes e validações de software e funcionalidades sejam realizados antes de serem implantados no campo.

Na maquete semiautônoma, os veículos se movem pelas ruas e recebem comandos de um sistema de controle para realizar eventos programados, com o objetivo de testar o projeto solicitado pela Splice.

 

 

“Temos a chance de reproduzir condições de estados reais, permitindo detectar e corrigir bugs mais rapidamente, além de realizar demonstrações comerciais, homologar funcionalidades não metrológicas junto aos órgãos legais competentes.

Antonio Ferraz, Engenheiro de Produtos Splice.

O projeto foi executado em dois Centros de Inovação da Facens: o Fab Lab Facens, que desempenhou um papel fundamental na estrutura da maquete, construção das peças usando seus maquinários, bem como na construção dos carros semiautônomos e programação embarcada; e o CITCC (Centro de Inovação e Tecnologia em Cidade e Construção), que contribuiu com o paisagismo da maquete.

 

Picture of Elis Marina Nunes

Elis Marina Nunes

Apaixonada por natação, cultura pop, twitter e doguinhos! Elis é Jornalista e produtora de conteúdo, e reforça o time de Marketing da Facens.

Mais conteúdo

Por que criar um treinamento via VR é mais inteligente e barato do que presencialmente

fevereiro 20, 2023

Instituto de Pesquisa da Facens desenvolve robô ‘ator’ com Inteligência Artificial

abril 19, 2022

A importância da sua empresa pensar no futuro

dezembro 13, 2022

Rod. Senador José Ermírio de Moraes, 1425 – Castelinho km 1,5 – Alto da Boa Vista Sorocaba/SP CEP 18087-125
(15) 3238.1188 ramal 234

Todos os direitos reservados para IPFacens. 2023 ©