Instituto de Pesquisa da Facens desenvolve robô ‘ator’ com Inteligência Artificial

Picture of Elis Marina Nunes

Elis Marina Nunes

19 de abril de 2022

Um dispositivo inovador foi utilizado em uma apresentação teatral alemã, o qual é capaz de interagir com seres humanos e está sendo desenvolvido pelo IP Facens, o Instituto de Pesquisa do Centro Universitário, desde 2017.

Esse robô com inteligência artificial foi criado sob encomenda de Rafael Steinhauser, um executivo, e tem a capacidade de se aprimorar a partir das interações com os humanos.

Embora tenha sido inicialmente projetado para ser usado em peças teatrais, o dispositivo possui potencial comercial significativo, especialmente em um contexto de pandemia, onde o mundo digital se tornou ainda mais importante.

Depois de retornar ao Brasil, o robô irá desempenhar o papel de anfitrião nos laboratórios e centros de inovação da Facens, a fim de melhorar sua linguagem e tecnologia.

O projeto já foi aprovado pela Lei Rouanet e está buscando empresas parceiras para patrocínio.

“Entendemos que haverá cada vez mais a necessidade de se ter menos contato humano na recepção de empresas e estabelecimentos comerciais. Por isso, a ideia é aprimorarmos continuamente a Inteligência Artificial do robô, para que ele recepcione as pessoas de forma personalizada em cada local, melhorando a experiência do consumidor”

Ellis Menasce, Diretor de Mercado do IP Facens

A novidade foi amplamente divulgada pela imprensa, como o G1 Sorocaba, Portal SEGS e Saúde Business, Blog Canal Executivo, Rádio Geek, BS Notícias, InforChannel, InfoCruzeiro, Cruzeiro do Sul online e impresso, Radar do Futuro , Jornal Empresas e Negócios e na Record Paulista. Olha só uma matéria:

Desde 2017, a Facens, por meio do seu Instituto de Pesquisa, tem desenvolvido mais de 100 projetos personalizados para aproximadamente 40 empresas, incluindo grandes nomes como ABB, Balluff, Bosch, CNHi, Commscope, DPR, Emerson, Flex, Green Nation, Huawei, Ingenico, JCB, Lanxess, Qualcomm, SBT e Scheffler. O instituto emprega atualmente cerca de 130 colaboradores e conta com o trabalho de 90 estagiários.

Picture of Elis Marina Nunes

Elis Marina Nunes

Apaixonada por natação, cultura pop, twitter e doguinhos! Elis é Jornalista e produtora de conteúdo, e reforça o time de Marketing da Facens.

Mais conteúdo

Por que criar um treinamento via VR é mais inteligente e barato do que presencialmente

fevereiro 20, 2023

Projeto de segurança veicular realizado pela Facens é publicado em revista alemã

junho 9, 2022

Campus Conectado com 5G é inaugurado pela Facens, Ericsson, Embratel e Claro

junho 28, 2021

Rod. Senador José Ermírio de Moraes, 1425 – Castelinho km 1,5 – Alto da Boa Vista Sorocaba/SP CEP 18087-125
(15) 3238.1188 ramal 234

Todos os direitos reservados para IPFacens. 2023 ©