Em sua edição de abril, a revista AWARE, do Instituto de Tecnologia Ingolstadt, publicou um artigo sobre o projeto de segurança veicular realizado pela Facens, “Rota 2030: Motorcycle Detection in the Vehicle Blind Spot Using a Radar Sensor”.
O artigo, assinado por Pietro Lo Presti Campos (Facens), Luiz Henrique Aguiar Campos (Facens), Herick Yves Silva Ribeiro (Facens) e Fabio Reway (Technische Hochschule Ingolstadt), trata de pesquisa e desenvolvimento na área de segurança veicular no programa Rota 2030.
Atualmente, veículos produzidos em série são equipados com sistemas avançados de assistência que visam o conforto e a segurança do motorista. O uso desses sistemas é cada vez mais comum em países desenvolvidos. No entanto, veículos equipados com esses recursos podem apresentar reações diferentes quando operam em países onde não são produzidos, como no Brasil.
Isso ocorre porque as condições de tráfego do país em questão são diferentes em comparação com outros países, devido a leis de trânsito, hábitos e padrões de condução, especialmente em relação ao tráfego intenso de motocicletas nas vias urbanas.
Com base nesse estudo, as multinacionais Robert Bosch Ltda. e Fiat Chrysler Automobiles (Stelantis), juntamente com a Facens, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica e a Technische Hochschule Ingolstadt, se uniram em um projeto de pesquisa com o objetivo de desenvolver um sistema que utilize sensores de radar instalados em carros capazes de detectar motocicletas em pontos cegos de “condução nos corredores” das vias urbanas brasileiras.
Para ler a publicação completa, clique aqui. O texto está na página 28.
Rota 2030
No ano de 2020, a Facens foi selecionada para liderar um projeto de pesquisa e desenvolvimento na área de segurança veicular no âmbito do programa Rota 2030, ocupando a primeira colocação na sua categoria.
O programa Rota 2030, coordenado pela FUNDEP, é uma iniciativa do Governo Federal que tem como objetivo promover o avanço tecnológico e científico do setor automotivo.
O projeto aprovado pela Facens conta com a colaboração de empresas e outras instituições do setor, como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a Technische Hochschule Ingolstadt (THI) e a Bosch.
Sobre o projeto
O projeto de segurança veicular, desenvolvido por pesquisadores da Facens, ITA, THI e Bosch tem como objetivo diminuir as consequências desastrosas de uma colisão direta entre carro e moto, através da detecção de motos por radares veiculares e sinalização aos condutores.
Por meio de pesquisas, desenvolvimento de tecnologias, testes práticos e em softwares de simulação, o projeto visa ao desenvolvimento modelos e de algoritmos capazes de incrementar a segurança durante a condução do veículo.
Com os dados e testes, será possível a comparação dos diferentes resultados, alimentando uma grande base de dados e permitindo o desenvolvimento de um dos principais marcos do projeto: a criação de um modelo de radar, baseado em inteligência artificial, capaz de gerar dados sintéticos e realistas.